Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Novena Missionária 2010 - apresentação, roteiro e cantos

Acompanhe conosco todos os dias a novena missinária... hoje estamos postando a apresentação, o esquema para todos os dias e os cantos...
A partir de amanhã estaremos postando a novena com o vídeo e o material que foi produzido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil e que pode ser baixado, na íntegra, em

Apresentação da Novena Missionária 2010

Nas reuniões de preparação do material da Campanha Missionária 2010, surgiu a ideia de substituirmos as tradicionais quatro Celebrações Missionárias por uma Novena Missionária, expressão devocional que é tradição na vida religiosa de nosso povo.

Escolhidos os temas, foi feita uma primeira redação, enriquecida depois pelas colaborações dos membros da equipe organizadora.

Outra novidade é que oferecemos também um DVD com testemunhos missionários, para cada um dos nove dias, que podem integrar-se muito bem às celebrações.

Com alegria, colocamos em suas mãos este texto, que, esperamos, seja bem aproveitado nas comunidades deste nosso imenso país.

Queira Deus, esta Novena nos ajude a abrir mais nossas consciências para a universalidade e urgência da Missão!

Pe. Daniel Lagni (Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil)



Esquema para Todos os Dias

Preparação do ambiente
Os donos da casa devem preparar cadeiras para os participantes, algum símbolo missionário, como, por exemplo: mapa-múndi ou globo terrestre, vela, imagem ou pôster dos Padroeiros das Missões, um crucifixo e uma imagem de Nossa Senhora, grãozinhos de feijão ou de milho, uma flor, um copo d’água, a Bíblia numa mesinha, enfeites para o ambiente e outros símbolos que poderão ser sugeridos cada dia.

Acolhida
Acolher os participantes com carinho. Caso haja alguém novo no local, apresentá-lo ao grupo.

Canto missionário
Escolher algum canto que tenha conteúdo missionário. Se for preciso, fazer um pequeno ensaio antes de começar o encontro. Índice dos cantos sugeridos.

Abertura
Com o sinal-da-cruz e a invocação do Espírito Santo.
Coordenador do grupo: Sejam todos bem-vindos à casa de... Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Coordenador: Iniciemos nosso encontro invocando o Espírito Santo, para que nos ilumine.
Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Coordenador: Oremos.
Todos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Introdução ao tema
Breve texto, lido pelo Coordenador/a do grupo, dando uma ideia geral do assunto do dia. O Coordenador/a indica a página em que se encontra o tema do dia.

Fato da vida
Ler conforme está, ou colocar o DVD com o vídeo do dia.

Palavra de Deus
Alguém da casa lê, pausadamente, o texto bíblico escolhido para o dia.
Seria bom se todos estivessem com suas bíblias. Antes da proclamação, cantar um canto de aclamação à Palavra ou um refrão que ajude a criar um clima de silêncio e de escuta da Palavra.

Partilha
Cada um partilha com os demais o que entendeu dos testemunhos e da leitura bíblica, procurando fazer a ligação entre um fato e outro. Como podemos pôr em prática pessoalmente e em comunidade o que ouvimos?

Canto
Um canto de agradecimento relacionado ao que foi lido e ouvido.

Preces
Rezar as preces já preparadas para cada dia da Novena, e acrescentar outras, lembrando de dar dimensão universal à sua oração pessoal.

Salmo ou dezena do rosário
Rezar juntos, ou em dois grupos, a oração proposta para cada dia.

Oração Missionária 2010
Rezar juntos (ou em dois coros).

Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais Com a ternura de uma mãe,

Ouvi o clamor Das multidões da Amazônia E do mundo inteiro Desejosas de Vos conhecer E Vos amar.

Ensinai-nos a Vos servir, Na partilha da Fé E dos Bens, Que Vós mesmos nos destes.

Amém.

Pai-Nosso (e Ave-Maria)
De mãos dadas ou com as mãos elevadas ou com as mãos apontadas para o mapa-múndi ou globo terrestre, rezar a oração.

Avisos
Lembrar onde e quando será o próximo encontro, e combinar a preparação necessária. Outros avisos de interesse local.

Encerramento
O Coordenador/a do grupo pede a bênção de Deus para todos. Conclui-se, entoando-se um canto missionário.

Coordenador: O Senhor nos abençoe e nos guarde!
Todos: Amém!
Coordenador: O Senhor mostre a sua face e se compadeça de nós!
Todos: Amém!
Coordenador: O Senhor volva para nós o seu olhar e nos dê a sua paz!
Todos: Amém!

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Coordenador: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Todos: Para sempre seja louvado!

Canto final



CANTOS

1. Eis-Me aqui, Senhor (D. Pedro Brito Guimarães/Fr. Fabreti, OFM)

Eis-me aqui, Senhor! (2x) / Pra fazer Tua vontade, pra viver no teu amor: (2x) / Eis-me aqui, Senhor! (2x)

O Senhor é o Pastor que me conduz, / por caminhos nunca vistos me enviou, / sou chamado a ser fermento, sal e luz, / e por isso respondi: aqui estou!

Ele pôs em minha boca uma canção, / me ungiu como profeta e trovador / da história e da vida do meu povo, / e por isso respondi: aqui estou!

Ponho a minha confiança no Senhor, / da esperança sou chamado a ser sinal, / seu ouvido Se inclinou ao meu clamor, / e por isso respondi: aqui estou.

2. O Profeta (CD Festas Litúrgicas II)

Antes que eu te formasse dentro do seio de tua mãe, / antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei / para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi: / irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!

Tenho de gritar, tenho de arriscar: / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de Ti, como calar, / se tua voz arde em meu peito?

Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei; / não temas anunciarme: em tua boca eu falarei. / Entrego-te, meu povo, vai arrancar e derrubar: / para edificar, destruirás e plantarás.

Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe; / deixa a tua casa, porque a terra gritando está. / Nada tragas contigo, pois a teu lado eu estarei: / é hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.

3. Profetas da Alegria (CD Reino sem Fronteiras)

Nós somos testemunhas do que Jesus falou, / nós somos missionários do Reino que deixou.

Pois é nossa Missão: profetas da alegria, / amar o nosso irmão, viver da Eucaristia. / Feliz é quem habita a casa do Senhor, / feliz é quem revive ali o seu amor! (bis).

Aqui, agora, somos profetas do amanhã, / artífices da paz, vivendo a fé cristã.

Nós somos os herdeiros da ressurreição, / pois Cristo é a meta da nossa vocação.

Cristo, nossa páscoa, foi quem nos escolheu. / pra difundir o Reino e o amor que o Pai nos deu.

4. Venham Trabalhar na Vinha (D. Pedro Brito Guimarães)

Venham trabalhar na Minha Vinha, / dilatar Meu Reino entre as nações, / convidar Meu povo ao Banquete: / quero habitar nos corações.

Unidos pela força da oração, / ungidos pelo Espírito da Missão, / vamos juntos construir / uma Igreja em ação.

Venham trabalhar na Minha Vinha, / espalhar na terra o Meu amor: / muitos não conhecem a Boa-Nova, / vivem como ovelhas sem pastor.

Venham trabalhar na Minha Vinha, / com fervor Meu nome proclamar. / Que ninguém se queixe ao fim do dia: / “Ninguém me chamou a trabalhar.”

5. Senhor, Fazei de Mim (CD Festas Litúrgicas)

Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz; / Senhor, fazei de mim um instrumento de Vosso amor.

Onde há ódio, que eu leve o amor; / onde há ofensa, que eu leve o perdão; / onde há discórdia, que eu leve a união; / onde há dúvida, que eu leve a fé.

Onde há erro, que eu leve a verdade; / no desespero, que eu leve a esperança; / onde há tristeza, que eu leve alegria; / onde há trevas que eu leve a luz.

Mestre, fazei que eu procure menos / ser consolado que consolar, /ser compreendido que compreender / e ser amado que amar.

Sim: pois é dando que se recebe, / é perdoando que se é perdoado, / e é morrendo que se vive / para a vida eterna. (bis)

6. Vou Evangelizar (Francisco José da Silva)

Senhor, eu quero Te agradecer / de todos os dias a gente poder conversar. / Senhor, o mundo precisa Te conhecer, / mas eu Te prometo que vou evangelizar.

Eu quero te dizer agora / que eu já vou embora / evangelizar. (bis)

Senhor, às vezes me ponho a rezar, / e peço o fim da violência e da fome do irmão. / Senhor, que cheguem a todos os povos / a graça, o perdão, o anúncio da Salvação.

Senhor, às vezes me ponho a rezar, / e peço a Ti pra que fiques mais perto de mim. / Senhor, às vezes me ponho a chorar, / e não compreendo por que o mundo sofre sem fim.

7. É Bonita demais (Zé Vicente)

É bonita demais, é bonita demais, / a mão de quem conduz a bandeira da paz.

É a paz verdadeira que vem da justiça, irmão; / é a paz da esperança que nasce de dentro do coração.

É a paz da verdade, da pura irmandade do amor; / paz da comunidade que busca igualdade, ô, ô, ô.

Paz é a graça presente na vida da gente de fé; / paz do Onipotente, Deus à nossa frente, Javé.

8. Se Calarem a Voz dos Profetas (Ir. Cecília Vaz Castilho)

Se calarem a voz dos profetas, / as pedras falarão; / Se fecharem uns poucos caminhos, / mil trilhas nascerão...

Muito tempo não dura a Verdade / nestas margens estreitas demais: / Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais!

O Espírito é vento incessante, / que nada há de prender; / ele sopra até no absurdo, / que a gente não quer ver...

O poder tem raízes na areia, / o tempo faz cair; união é a rocha que o povo / usou pra construir...

Toda luta verá o seu dia / nascer da escuridão: / ensaiamos a festa e a alegria, / fazendo comunhão...

É Jesus este pão da igualdade: / viemos pra comungar / com a luta sofrida do povo, / quer ter voz, ter vez, lugar...

Comungar é tornar-se um perigo: / viemos pra incomodar. / Com a fé e a união, / nossos passos, um dia, vão chegar.

9. Vinde, Espírito de Deus (J. Thomaz Filho e Fr. Fabretti, OFM)

Vinde, Espírito de Deus, / e enchei os corações dos fiéis com Vossos dons. / Acendei neles o amor com um fogo abrasador, / vos pedimos, ó Senhor.

E cantaremos: aleluia! / E Vossa terra renovada ficará, / se o Vosso Espírito, Senhor, nos enviais.

Vós unistes tantas gentes, / tantas línguas diferentes, numa fé na unidade. / pra buscar sempre a verdade / e servir o Vosso Reino com a mesma caridade.

10. Buscai Primeiro (Pe. Jonas Abib)

Buscai primeiro o Reino de Deus / e a sua Justiça, / e tudo o mais vos será acrescentado. / Aleluia! Aleluia!

Não só de pão o homem viverá, / mas de toda Palavra / que procede da boca de Deus. / Aleluia! Aleluia!

Se vos perseguem por causa de mim, / não esqueçais o porquê: / não é o servo maior que o Senhor.

Aleluia! (4x)

11. Eu Vim para Escutar (Pe. Zezinho)

Eu vim para escutar / tua Palavra (3x) de amor.

Eu gosto de escutar / tua Palavra (3x) de amor.

Eu quero entender melhor / tua Palavra (3x) de amor.

12. Queremos Ouvir

Queremos ouvir a Palavra de Deus, / queremos ouvir a Palavra. / Pedimos que alguém nos ensine / as coisas que disse Jesus.

Queremos seguir a Palavra de Deus, / queremos seguir a Palavra. / pedimos que alguém nos repita / as coisas que disse Jesus.

13. Alma Missionária (CD Infância Missionária Canta)

Senhor, toma minha vida nova, / antes que a espera desgaste anos de mim. / Estou disposto ao que queiras, / não importa o que seja, me chamas a servir.

Leva-me aonde as pessoas necessitem Tuas palavras, / necessitem sentido de viver. / Onde falte a esperança, onde tudo seja triste, / simplesmente por não saber de Ti.

Te dou meu coração sincero, / para gritar, sem medo, formoso é Teu amor. Senhor, tenho ardor missionário, / conduze-me à terra que tenha sede de Ti.

E, assim, em marcha irei cantando, / por povos pregando Tua grandeza, Senhor. / Terei meus braços sem cansaço, / tua história em meus lábios / e a força da oração.

Llévame donde los niños necesiten Tus palabras, / necesiten mis ganas de vivir. / Donde falte la esperanza, donde todo sea triste, / simplemente por no saber de Ti.

14. Louvado Seja o Meu Senhor (Pe. Zeca)

Louvado seja o meu Senhor! (4)

Por todas as suas criaturas, / pelo Sol e pela Lua, / pelas estrelas do firmamento, / pela água e pelo fogo.

Por aqueles que agora são felizes, / por aqueles que agora choram, / por aqueles que agora nascem, / por aqueles que agora morrem.

O que dá sentido à vida / é amar-Te e louvar-Te, / para que a nossa vida, / seja sempre uma canção.

15. Os Cristãos Tinham Tudo em Comum (CF 1975)

Os cristãos tinham tudo em comum, / dividiam seus bens com alegria: / Deus espera que os dons de cada um / se repartam com amor no dia a dia. (bis)

Deus criou este mundo para todos, / quem tem mais é chamado a repartir / com os outros o pão, a instrução / e o progresso: fazer o irmão sorrir.

Mas, acima de alguém que tem riquezas, / está a pessoa que cresce em seu valor, / e, liberta, caminha para Deus, / repartindo com todos o amor.

No desejo de sempre repartirmos / nossos bens, elevemos nossa voz, / ao trazer pão e vinho para o altar, / em que Deus vai Se dar a todos nós.


* todo este material foi tirado do site da POM

Créditos da Novena Missionária 2010


Campanha Missionária 2010
Pontifícias Obras Missionárias
Tema: Missão e Partilha
Lema: Ouvi o Clamor do Meu Povo (Ex 3,7b)

Coordenação: Pe. Daniel Lagni
Diretor Nacional das POM do Brasil

Texto: Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro (POM/in memoriam)
N.B.: Já em fase de provas da impressão, registramos com pesar o falecimento do Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro (*15/8/1966 – V3/5/2010), idealizador e primeiro redator desta Novena.

Colaboradores: Pe. Savio Corinaldesi, SX, Pe. André Luiz de Negreiros e Pe. Elmo Heck (POM); Pe. José Altevir da Silva, CSSp (CNBB/Comissão para a Animação Missionária), Pe. Carlos Gustavo Haas (CNBB/Comissão para a Liturgia) e Ir. Maria Irene Lopes dos Santos, CMST (CNBB/Comissão para a Amazônia); Pe. Stefano Raschietti, SX (CCM/CNBB/Secretário Executivo) e Aparecida Severo da Silva (CCM/CNBB/Coordenadora dos Cursos); Pe. Jaime Carlos Patias, IMC (Revista Missões); Pe. Pedro Facci, Pime (Revista Mundo e Missão); Pe. Cireneu Kuhn, SVD (Verbo Filmes); Tatianne Lopes (Assessora de Imprensa da CNBB)

Revisão: João Bosco Nogueira Fontão
Diagramação: Jovailton Vagner
Impressão: LGE Editora Ltda.
Tiragem: 120 mil exemplares
Maio de 2010

Pontifícias Obras Missionárias
SGAN 905 – Conj. B – 70790-050 Brasília – DF
Caixa Postal: 3.670 – 70089-970 Brasília – DF
Tel.: (61) 3340-4494 – Fax: (61) 3340-8660
pom@pom.org.brhttp://www.pom.org.br/

Um comentário:

  1. OBRIGADA POR POSTA O ESQUEMA PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA MISSIONÁRIA...BEIJOS!

    ResponderExcluir