Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

domingo, 17 de outubro de 2010

4º Dia da Novena Missionária (com esquema e vídeo)

Missão e Partilha com os Povos Famintos
(Nordeste do Brasil e África)

Preparação do ambiente, acolhida e abertura, (clique aqui).
Se possível, colocar em destaque um prato ou panela vazia, grãos de arroz ou milho.

Coordenador: Um dos dramas que afligem nosso mundo é a fome. Estima-se que a cada três minutos morre uma criança por causas ligadas à fome. Enquanto nos países mais ricos se joga fora comida, em muitas partes do mundo as pessoas têm menos de um dólar por dia para sobreviver.

Leitor 1: Há quem diga que no Brasil se desperdiça cerca da metade da comida produzida (desde o produtor até a mesa do consumidor). Em nosso país muita gente passa fome ou é mal-alimentada. Várias cidades de nosso Nordeste, por exemplo, têm um índice de pobreza igual a muitos países da África, continente com a maior porcentagem de pobres no mundo.

Leitor 2: A comida que sobra em nossas mesas faz falta na mesa dos pobres. Hoje é um grave pecado social jogar comida fora, encher o prato para desperdiçar. O fato de termos dinheiro para comprar nossos alimentos não nos dá o direito de esbanjar. Ao contrário: torna-nos responsáveis pela partilha dos bens.

Leitor 3: Enquanto alguns querem apenas enriquecer-se, cada vez mais, acumulando bens, somos convidados a partilhar o que temos, ainda que seja pouco, com quem tem menos que nós, ou até mesmo nada tem.

Leitor 4: Ao lado da fome material, também são milhões os que têm fome do Deus verdadeiro. Milhões de pessoas ainda não sabem que Deus é Pai, que Jesus veio ao mundo para nos trazer a Salvação; que, apesar de todas as misérias do mundo, Deus nos ama com amor infinito e pessoal. Também, contra essa fome, somos chamados a partilhar a riqueza de nossa fé. Fazendo isto, também nós crescemos, pois “a fé se fortalece, quando é doada” (Carta Encíclica Redemptoris Missio, nº 2).

Fato da vida
Pode-se, neste momento, assistir ao vídeo 4 do DVD.
 

Primeiros Passos de Lucia Bolognesi, Vita Russo, Amabile Didoné e Marie Chantal
Já se passaram 11 meses do dia em que chegamos nesta nova Missão de Serrano do Maranhão, uma pequena cidade rural. Não tem periferia, pois a sede forma um único conjunto com 4.500 habitantes e 6.400 habitantes na zona rural.
A área em que vivemos é chamada de Baixada Maranhense. Dizem que é a mais pobre do Estado. A economia é movida pela lavoura de subsistência: pesca, pequenos rebanhos, trabalho na roça, queimadas e plantio, que vêm gerando degradação do solo e improdutividade. Nenhum trabalho aqui é mecanizado. Tudo é manual. A população sobrevive, em muitos casos, dos programas sociais do Governo Federal. Os serviços públicos como saúde, educação, assistência social, transporte entre as comunidades, e outros, funcionam precariamente. A população adulta é, na maioria, analfabeta. Os jovens, em particular, são as primeiras vítimas dessa situação desagradável e precária; a juventude, geralmente, procura uma saída na prostituição, no alcoolismo, nas drogas, ou vão embora.
A maioria dos habitantes é afrodescendente. Por isto muitas comunidades são “quilombolas”, mas, infelizmente, nem todas são reconhecidas como tais. Então poucos são donos da terra em que trabalham. O povo acolheu-nos com muito carinho, manifestando a alegria pela nossa presença em seu meio, com gestos concretos de partilha dos frutos da terra: verdura, farinha, frutas; também peixe, ovos, carne.
Além disso, quase todos têm o desejo de que as irmãs possam ter logo uma casa própria, pelo fato de, até agora, morarmos “de aluguel”. Quantos gestos bonitos de generosidade da parte das pessoas para a construção da casa! Tudo isto nos deixa sem palavras, nos comove profundamente e nos faz lembrar a moedinha da viúva do Evangelho, que Jesus elogiou e apresentou como exemplo. É verdade!  Os pobres são exemplo e ensinam-nos muitas coisas. É por isso que nós também sentimos a mesma alegria de partilhar com eles a vida.
Estamos ainda no começo, tentando organizar o nosso serviço no meio desse povo. Somos pequenas, e o trabalho não é fácil, mas é possível, porque Deus está sempre conosco. Agradecemos e louvamos a Deus por sua bondade para conosco e pedimos que nos dê a força de sermos sempre fiéis a Ele e ao povo que nos confiou.
(Família Xaveriana, setembro de 2009)

Canto ou refrão de aclamação
Palavra de Deus: At 2,42-45
Partilha:
- Se vocês viram o vídeo, o que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
- De qual fato do testemunho das Irmãs você mais gostou? Por quê?
- Em nossa comunidade existe alguma situação parecida? Que podemos fazer para mudá-la?

Canto: índice dos cantos sugeridos.
Preces:
Coordenador: Elevemos a Deus nossos pedidos, por nós mesmos e pelas necessidades missionárias do mundo todo. No final de cada prece, diremos:
Senhor, escutai a nossa prece!
1. Por aquelas pessoas que correm risco de morrer por falta de comida, para que encontrem a nossa solidariedade, rezemos ao Senhor.
2. Pelos milhões de pessoas que têm fome do Deus verdadeiro, para que tenham a oportunidade de conhecê-lo por meio de nossos missionários, rezemos ao Senhor
3. Por todos os que doam suas vidas a serviço da Missão, rezemos ao Senhor.
Preces espontâneas.

Coordenador: Louvemos todos o Senhor com o Salmo 100/99.
Aclamai ao SENHOR, terra inteira, servi ao SENHOR com alegria, ide a ele gritando de alegria.
Ficai sabendo que o SENHOR é Deus, ele nos fez e nós somos seus, seu povo e rebanho do seu pasto.
Entrai por suas portas com hinos de graças, pelos seus átrios com cantos de louvor, louvai-o, bendizei seu nome; pois o SENHOR é bom, eterno é seu amor, e sua fidelidade se estende a todas as gerações.

Voltar ao Esquema para Todos os Dias, a partir da Oração Missionária 2010, até o final.


OBS: todo o material da campanha missionária (estes e outros) estão disponíveis no site das POM:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário