Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

2º dia da Novena Missionária (com esquema e vídeo)

A Missão nas Grandes Cidades
(Brasil, em especial Sul e Sudeste, e mundo, em especial Ásia e Europa)

Preparação do ambiente, acolhida e abertura. (clique aqui)
Se possível, colocar em destaque fotos, recortes de jornais e revistas mostrando grandes cidades.

Coordenador: A Igreja surgiu nas grandes cidades. Com o passar do tempo, foi se espalhando para as periferias e zona rural. Hoje, com o êxodo rural e o crescimento das cidades, a evangelização nas grandes cidades tornou-se um novo desafio para a Igreja.

Leitor 1: A cidade grande é um dos “areópagos” modernos, com sua linguagem própria, com multidões, com seus condomínios e favelas, casas e prédios cercados de grades e alarmes.

Leitor 2: Muitas vezes, na cidade grande, as pessoas sentem-se solitárias no meio da multidão. Vão em busca de uma vida melhor para si e suas famílias, mas muitas vezes encontram a miséria, a violência e a fome. No Brasil, cidades grandes como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba,e outras têm alto padrão de vida, como cidades famosas da Ásia ou Europa, mas ao mesmo tempo apresentam o problema da violência, da droga, da falta de moradia, falta de saneamento básico, escola, hospitais e comida para todos.

Leitor 3: Como cristãos, somos questionados por essa realidade. A má distribuição dos bens dados por Deus clama por justiça.

Leitor 4: Como se não bastasse, ao chegar na cidade grande muitas vezes as pessoas perdem seu referencial comunitário e religioso. Há imensas cidades nas quais Jesus ainda é pouco ou nada conhecido e amado. São milhões e milhões os que até hoje não sabem que Jesus é o Filho de Deus que se fez homem para nos salvar.

Fato da vida
Pode-se, neste momento, assistir ao vídeo 2 do DVD.

Mais um Mártir “Brasileiro”
“Viemos para te matar, porque incomodas!” Foram essas as palavras que o assassino do Pe. Nazareno Lanciotti disse antes de disparar uma bala em sua cabeça. Pe. Nazareno morreu dia 22 de fevereiro de 2001, depois de dez dias de agonia.
Eram 16h15min do domingo 11 de fevereiro. Pe. Nazareno tinha acabado de chegar em casa, na paróquia de Jauru, MT, depois de celebrar a Eucaristia, e estava se preparando para jantar com oito dos seus colaboradores.
“Dois homens armados e encapuzados entraram, um ficou de vigia na porta, e o outro começou a ameaçar os presentes, pedindo dinheiro”, contam as testemunhas que viram tudo. “Depois se aproximou do padre e lhe falou alguma coisa no ouvido. O Pe. Nazareno abaixou a cabeça, juntou as mãos em oração e o agressor disparou um tiro.”
Os bandidos fugiram, enquanto os presentes tentavam socorrer o padre.
“Horas depois, graças a meios improvisados, o sacerdote chegou ao hospital Sírio-Libanês de São Paulo, onde os médicos fizeram uma cirurgia de emergência, extraindo a bala que havia alcançado a coluna, deixando pouquíssimas esperanças de vida.”
Nos dias seguintes, Pe. Nazareno esteve consciente, mas só conseguia mexer a cabeça. O resto do corpo estava paralisado. Antes de morrer, revelou o que o assassino lhe havia soprado no ouvido.
(Sem Fronteiras, abril de 2001, p. 11)

Canto ou refrão de aclamação
Palavra de Deus: Lc 10,1-11
Partilha:
-Se vocês viram o vídeo, o que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
-O que você achou mais impressionante no Fato da Vida? Por quê?
-O que podemos fazer para que nós mesmos e nossa comunidade sejamos mais acolhedores?

Canto: índice dos cantos sugeridos.

Preces:
Coordenador: Elevemos a Deus nossos pedidos, por nós mesmos e pelas necessidades missionárias do mundo todo. No final de cada prece, diremos:
Senhor, escutai a nossa prece!
1. Para que em nossa comunidade saibamos ser mais acolhedores com as pessoas que chegam ou que retornam à Igreja, rezemos.
2. Por aqueles que se afastaram da Igreja, para que encontrem o caminho de volta, rezemos.
3. Por aqueles aos quais o Evangelho ainda não foi anunciado, sobretudo na Ásia, onde vive mais da metade de todos os não cristãos do mundo, rezemos.
Preces espontâneas.

Rezemos juntos uma dezena do rosário missionário.
Coordenador: Na Ásia, só três por cento da população é batizada. E foi lá que nasceram as grandes religiões do mundo. Rezemos agora uma dezena do rosário, pedindo a Deus que aquelas imensas populações tenham, como nós, a oportunidade de conhecer Jesus.
Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória-ao-Pai.

Voltar ao Esquema para Todos os Dias, a partir da Oração Missionária 2010, até o final.

OBS: todo o material da campanha missionária (estes e outros) estão disponíveis em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário