Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

sábado, 16 de outubro de 2010

3º dia da Novena Missionária (com esquema e vídeo)

A Missão nas Periferias das Grandes Cidades

Preparação do ambiente, acolhida e abertura, (clique aqui)
Se possível, colocar em destaque roupas velhas e calçados usados.

Coordenador: Enquanto alguns vivem uma vida boa e tranquila nas grandes cidades do Brasil e do mundo, a grande maioria das pessoas vive miseravelmente nas periferias. Toda grande cidade está cercada por um “cinturão de pobreza”. Muitas vezes grandes e luxuosos edifícios escondem milhares de casebres nas favelas, para os quais falta quase tudo.

Leitor 1: Uma pequena porcentagem de pessoas acumula grandes somas de riquezas, enquanto que milhões e milhões de pessoas lutam pela sobrevivência. Enquanto sobra riqueza nos grandes centros urbanos, falta o básico nas periferias.

Leitor 2: Para muitos moradores das periferias, a presença da Igreja é o único referencial que possuem. Onde há missionários, as pessoas conseguem uma oportunidade para se promover como gente.

Leitor 3: O trabalho de solidariedade e caridade que a Igreja promove requer imensas somas de dinheiro, e nem sempre é possível conseguir tudo com as pessoas do lugar. Daí a necessidade de sermos generosos em nossa Coleta Missionária anual. A Coleta do Dia Mundial das Missões ajuda a Igreja a sustentar milhares de projetos sociais e de evangelização por toda parte do mundo. Porém, todos os anos, cerca de dois ou três mil projetos não podem ser concretizados, por falta de recursos.

Leitor 4: Embora a Coleta anual pelas Missões esteja crescendo nos últimos anos, no Brasil ainda não chega a quatro centavos por pessoa/ano. Esta é a triste média nacional. Enquanto isto, uma empresa de TV a cabo encomendou uma pesquisa com a qual se constatou que em 2007, só no Brasil, se gastou uma média de 57 dólares por pessoa/ano com pornografia. Outra pesquisa diz que, no mesmo ano, se gastou uma média de 500 reais por pessoa/ano com bebidas alcoólicas. Será que isto está certo? Será que somos mesmo “o país mais católico do mundo”?

Fato da vida
Pode-se, neste momento, assistir ao vídeo 3 do DVD.
 

“Banco do Arroz” Ajuda a Reduzir a Pobreza
Um “Banco do Arroz” para ajudar camponeses pobres a melhorar a produtividade das colheitas e melhorar seus padrões de vida: este é o objetivo da iniciativa realizada pela Cáritas do Camboja, na Província de Kandal.
Para entrar no projeto, cada camponês contribui com um “capital” de 20 kg de arroz. Em troca, ele recebe do “Banco” sementes de arroz para o plantio, de acordo com suas necessidades, com o compromisso de restituir o produto em seguida. Assim, muitos cultivam ao máximo suas terras, obtêm safras abundantes, e superam a pobreza.
A iniciativa também desenvolve a solidariedade, pois os camponeses são sustentados por todos os membros da comunidade, nas dificuldades.
A Cáritas do Camboja atua no país desde 1992, e está engajada em programas de desenvolvimento das comunidades. A seu lado, atuam outras organizações, como a Cáritas da Austrália, que iniciou um projeto para garantir alimento e água aos camponeses, e que também ensina novas técnicas de agricultura e a diversificação de colheitas.
Em três anos, mais de 63 famílias do distrito saíram da espiral da fome, e hoje vivem com dignidade, cultivando arroz, milho, trigo, soja, batata-doce, manga e outras frutas.
(Mundo e Missão, jan./fev. de 2006)

Canto ou refrão de aclamação
Palavra de Deus: Am 3,9-11 ou Hab 2,5-10
Partilha:
- Se vocês viram o vídeo, o que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
- Gostaram da experiência do Banco de Arroz? Por quê?
- Como colocar esta experiência e o texto bíblico em prática em nossas vidas?
Você conhece a Cáritas? Em sua diocese ela está presente? Procure conhecê-la (peça orientações a seu pároco e acesse o site na internet: www.caritas.org.br).

Canto: índice dos cantos sugeridos.
Preces:
Coordenador: Elevemos a Deus nossos pedidos, por nós mesmos e pelas necessidades missionárias do mundo todo. No final de cada prece, diremos:
Senhor, escutai a nossa prece!
1. Para que saibamos colocar nossos bens em comum, a fim de que todos tenham o necessário para viver, rezemos ao Senhor.
2. Para que as iniciativas de promoção humana encontrem apoio entre nós, rezemos ao Senhor.
3. Por aqueles que, no mundo todo, se dedicam amorosamente ao próximo, como ensinou Jesus, a fim de que nunca se desanimem, rezemos ao Senhor.
Preces espontâneas.

Rezemos, em dois grupos, o Salmo 23/22:
Todos: O SENHOR é o meu pastor, nada me falta!
a) Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranquilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome.
b) Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei nenhum mal , pois comigo estás. O teu bastão e teu cajado me dão segurança.
c) Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda.
d) Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida, e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos.
Todos: O SENHOR é o meu pastor, nada me falta.

Voltar ao Esquema para Todos os Dias, a partir da Oração Missionária 2010, até o final.

OBS: todo o material da campanha missionária (estes e outros) estão disponíveis no site das POM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário