Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A vocação do serviço

Por: Rosa Clara Franzoi*

  O tema vocação, entendido como chamado de Deus, automaticamente leva-nos a descobrir a sua dimensão de serviço. Não existe chamado sem um objetivo específico. Quando Deus chama alguém é porque tem algo importante a lhe confiar; e esse algo é sempre em favor de outros. Isto pode ser aplicado também às profissões. Já vimos que há diferença entre vocação e profissão; mas neste caso o sentido é o mesmo. Não existe uma vocação ou profissão - uma sequer - cuja finalidade não seja voltada para fora, para o outro. Os pais, professores, padres, religiosas, padeiros, médicos e tantos outros exercem sua profissão para quem? Ninguém exerce uma função só para si. É verdade que o salário tem peso na escolha, falo da profissão; mas mesmo assim, toda missão, toda profissão, está servindo alguém. Seria muito esquisito e até ridículo, se um pintor fizesse uma linda obra e a colocasse no seu quarto para ficar admirando-a e orgulhando-se dela o tempo todo. Se analisarmos bem, a maior parte do nosso tempo é "gasto" em função dos outros. Depende de nós mesmos tornar o agir diário, uma missão de serviço.

A vocação de servir
Jesus disse: "Ide pelo mundo e tornai todos os povos meus discípulos (Mt 28, 19)"; e o instrumento que Ele oferece a quem se dispõe a segui-Lo nesta missão é o "testemunho". Um bom testemunho sempre tem repercussão positiva no coração de alguém; que, por sua vez, fará o mesmo em relação a outros e a "corrente do bem" vai chamando as pessoas à reflexão. Isto é servir. Egoisticamente podemos até não aceitar esta verdade e não querer servir ninguém; mas, sem perceber, acabamos servindo. Pagando um objeto que compramos numa loja, estamos contribuindo para o salário dos funcionários. Em tudo o que fazemos, estamos servindo. É bom pensarmos nisto, porque às vezes, não queremos admitir que, neste mundo todos necessitamos uns dos outros. É a nossa auto-suficiência e o nosso orgulho que nos fazem pensar assim. Mas, todo serviço, até o mais simples do dia a dia, enobrece quem o faz e beneficia quem o recebe; além de proporcionar alegria interior a ambos.

Servir é uma graça
Os missionários e missionárias enviados a evangelizar em outros países, prestam este serviço aos irmãos e irmãs com extrema dedicação. Mas, lembremos que todos nós, onde quer que estejamos, em nossa casa, na escola, no emprego, na comunidade-igreja, na política, nos lugares onde nos divertimos, podemos e devemos servir. Se ao dirigirmos nosso carro, dermos sinal ao motorista que está ao nosso lado, avisando-o que a porta não está fechada; ou se andando pela calçada, formos capazes de afastar para o lado um caco de vidro para que ninguém se machuque; se tirarmos um pouco do nosso tempo para visitar alguém que está doente e sem apoio; se dirigirmos uma palavra de conforto e de ânimo a quem anda desanimado, estaremos evangelizando, estaremos servindo. Servir é a vocação de Jesus. Ele disse: "Eu não vim para ser servido, mas para servir". E toda a vida de Jesus foi um serviço ao próximo.



* Rosa Clara Franzoi, MC, é animadora vocacional.
Publicado na edição Nº08 - Outubro 2010 - Revista Missões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário