Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lectio Divina de Jo 16,12-15 - Revelando a Verdade - Santíssima Trindade

Por: Patrick Silva

Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar. (João 16, 12-15)

1. LECTIO – leitura

A liturgia nos convida a celebrar neste domingo a Santíssima Trindade, é importante recordar que este não é um celebrar para entender, no sentido científico, mas para entrar e contemplar o mistério deste Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Ou seja, é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou a humanidade para a fazer participante desse mistério de amor.
O contexto do evangelho é o episódio da Última Ceia, momento que marca a despedida de Jesus. Pouco antes Jesus lhes tinha mostrado o exemplo de lhes lavar os pés e pedido que repetissem esse gesto, como o estilo da nova comunidade.  Jesus parece sentir que poderia ter dito muitas mais coisas aos seus, porém, sente também que estes não teriam capacidade para entender toda a profundidade daquilo que lhes poderia transmitir.
O Espírito Santo continua sendo o centro das atenção, Jesus recorda o papel do Espírito: “revelar a verdade e anunciar o que há-de vir”. Jesus não deixa os seus sozinhos ou abandonados, mas lhes confia o Espírito que os guiará na sua caminhada de testemunho pelo mundo. As dificuldades serão grandes, porém, com a força do Espírito, os discípulos não têm nada a temer, pois o Espírito Santo os recordará de tudo e os ensinará qual o caminho a trilhar.
O Espírito da verdade, fará com que a proposta de Jesus continue a ecoando todos os dias na vida da comunidade e no coração de cada cristão. Será também missão do Espírito ajudar a entender a nova lógica que se espelha na cruz e na ressurreição e, assim, ajudara os discípulos, desafiados pelas novas realidades, a discernir como continuar sendo fiéis à proposta de Jesus. . O Espírito não apresentará uma doutrina nova, mas fará com que a Palavra de Jesus seja sempre a referência da comunidade em caminhada pelo mundo e que essa comunidade saiba aplicar a cada nova realidade que o caminho apresentar, a proposta de Jesus.
O Espírito irá recordando, pelo caminho da missão, a palavra e o exemplo de Jesus, não é algo novo, mas apenas um “recordar” de tudo o quanto Jesus disse e fez.  Assim, Jesus continuará em comunhão, em sintonia total com os discípulos, lhes comunicando a sua vida e o seu amor. Tal é a função do Espírito: realizar a comunhão entre Jesus e os discípulos em marcha no mundo, anunciadores e testemunhas de Jesus.
A última expressão deste texto (versículo 15) sublinha a comunhão existente entre o Pai e o Filho. Essa comunhão atesta a unidade entre o plano salvador do Pai, proposto nas palavras de Jesus e tornado realidade na vida da Igreja/comunidade, pela ação do Espírito.
Na celebração deste domingo somos convidados a contemplar o mistério de um Deus que é amor e que, através do plano da salvação, apresentado por Jesus e continuado pelo Espírito presente na caminhada dos cristãos, nos encaminha para a vida plena do amor e da felicidade total – a vida em abundância.
A celebração da Solenidade da Trindade não pode ser a tentativa de compreender e decifrar esse “estranho”  “um em três”. Mas deve ser, sobretudo, a contemplação de um Deus que é amor e que é, portanto, comunidade.

2.  MEDITATIO – meditação
    +    Como é que o Espírito Santo pode nos continuar ajudando hoje?
    +    O Espírito é a presença divina na caminhada da comunidade cristã, como é que essa realidade nos ajuda a ser fiéis às propostas que o Pai, através de Jesus, nos fez?
    +    A nossa comunidade tem sabido estar atenta, na sua caminhada histórica, às interpelações do Espírito? Tem sabido, com a ajuda do Espírito, continuar em comunhão com Jesus? Tem-se esforçado por responder às interpelações do mundo de hoje, sendo fiel ao caminho proposto por Jesus?

3.  ORATIO – oração
“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5,5).
Agradeça a Deus pelo seu amor para com você e por lhe dar o dom do Espírito Santo. Peça a Deus para ajudá-lo a apreciar mais profundamente esse amor e estar disposto a compartilhar seu amor com as pessoas ao seu redor.

4.  CONTEMPLATIO – contemplação

Alguma vez você já olhou para a imensidão do céu, o mar ou uma paisagem e se sentiu muito pequeno em comparação? Leia e reze com o salmista e fique maravilhado com tudo o que o Criador fez.
“Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste: Que coisa é o homem, para dele te lembrares, que é o ser humano, para o visitares? No entanto o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e de honra o coroaste. Tu o colocaste à frente das obras de tuas mãos. Tudo puseste sob os seus pés...” (Salmo 8,4-7)

5.
MISSIO - missão
“O Espírito Santo é fogo, e chama ardente, e exige que todos nós vivamos abrasados de vivo amor. O Espírito Santo é amor e pede amor. Que este fogo divino nos envolva totalmente e nos aqueça! É preciso amar, amar, porque o Espírito Santo e todo amor”. José Allamano

Semanalmente em www.imconsolata.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário