Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Acampamento Missionário Jovem

Missão é partir…

      O primeiro partir é o sair de si próprio, do seu mundo, para ir ao encontro do outro. Assim fizeram 18 jovens, quiseram sair de suas casas, sair do seu "mundo" habitual para participar do Acampamento Missionário Jovem. Os jovens eram provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao longo de um fim de semana cheia tiveram a possibilidade de conhecer como missão é sempre partir. Como sempre o Acampamento Missionário se fundou no habitual "tripé missionário": Oração - Formação - Ação.
      Os momentos de oração foram vários, bem vividos e ajudaram a alimentar nossa vida de fé. A formação e ação estiveram ligadas. Os jovens foram confrontados com a realidade do povo de rua. Ficaram a saber de estatísticas, de histórias de gente que vive na rua, de situações concretas, isto é, ficaram a conhecer um "irmão", que muitas vezes preferimos fazer de conta que não existe, que muitas vezes gostaríamos que não existisse. Para que essa realidade estivesse presente ainda mais profundamente fomos até ao Arsenal da Esperança, na zona leste da cidade de São Paulo para conhecer uma casa de acolhida para gente de rua. Fomos acolhidos pelo Simon que nos deu a conhecer as instalações, o trabalho desenvolvido e os objectivos. É bom saber que tem gente que se preocupa com aqueles que não contam para a nossa sociedade. Para terminar a visita, celebramos a eucaristia com os moradores de rua e outras pessoas, uma experiência muito boa. A conclusão deste dia intenso, foi uma uma festa fantasia sob o tema: povos e culturas. Não faltou criatividade nos trajes apresentados.
        O domingo foi marcado pelo testemunho de vida da irmã Madalena, pelas gincanas e pela celebração de envio. No final ficou o saber a pouco, na verdade, foi pouco tempo, mas foram momentos bem vividos. O importante é não esquecer: missão é partir.


Ver mais em: IMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário