Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Lectio Divina: Recebendo o Rei - Domingo de Ramos (Lucas 19, 28-40)

Por Patrick Silva

Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: “Ide ao povoado ali na frente.

Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, no qual ninguém nunca montou. Desamarrai-o e trazei-o aqui. Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que o desamarrais? ’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele”. Os enviados partiram, e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”.

E o levaram a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o jumentinho e ajudaram Jesus a montar. Enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo seus mantos no caminho. Quando chegou perto da descida do Monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinham visto. Todos exclamavam: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” Do meio da multidão, alguns dos fariseus interpelaram Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!” Ele, porém, respondeu: “Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras gritarão”. Lucas 19, 28-40 (Poderá ler também os textos Lucas 22, 14 a 23,56)

1.  LECTIO – leitura
  Com a chegada de Jesus a Jerusalém e os acontecimentos da Semana Santa, chegamos ao fim do “caminho” começado na Galileia. Tudo converge, no Evangelho de Lucas, para aqui, para Jerusalém: é aí que deve irromper a salvação de Deus. Em Jerusalém, Jesus vai realizar o último ato do programa anunciado em Nazaré: da sua entrega, do seu amor afirmado até à morte, vai nascer esse Reino de pessoas novas, livres, onde todos serão irmãos e irmãs no amor; e, de Jerusalém, partirão as testemunhas de Jesus, a fim de que esse Reino se espalhe por toda a terra e seja acolhido no coração de todos.
  Começamos a Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Um evento carregado de imagens simbólicas e muito significativo. Ponto de partida de Jesus, no Monte das Oliveiras, é particularmente significativo porque está associado a escritura com a vinda do Senhor (Zacarias 14:4). Lucas começa por descrever a prestação notável de um jumentinho para Jesus dar entrada na cidade. Os discípulos saem para atender aos pedidos de Jesus e “encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito” (versículo 32). Lucas simplesmente dá-nos estes detalhes, sem qualquer outro comentário, Mateus, por seu lado (21:5), interpreta isso como o cumprimento da profecia de Zacarias (Zacarias 9,9-10). Zacarias proclama um Rei que vem com um Salvador, o qual vem montado num jumentinho. Jesus está no controle e está plenamente consciente daquilo que seus últimos dias na Terra irão trazer.

Pessoas espalham suas capas no caminho diante de Jesus, uma saudação habitual para um rei ou pessoa importante vitória (veja 2 Reis 9:13). Eles saúdam o rei “que vem em nome do Senhor" (versículo 38) e fazem recordar as palavras dos anjos no nascimento de Jesus (Lucas 2,13-14).

Esta é a última coisa que os fariseus queriam que acontecesse. Eles não aceitam a Jesus e seu ensinamento e querem impedir que outros o sigam. Nada poderia ser pior do que estas barulhentas boas vindas. Os Fariseus também temiam uma intervenção dos soldados romanos para por fim aquela manifestação, assim pedem a Jesus para por fim à manifestação. No entanto, a resposta de Jesus (versículo 40) indica que a manifestação do povo estava correta e adequada. Na verdade, a ocasião assim o exigia. Se as pessoas não cumprissem este requisito, então, Deus faria com que as pedras de Jerusalém gritassem louvores.

Entrada dramática de Jesus não poderia ter vindo em pior hora para os fariseus. Jerusalém estava repleta de peregrinos que vieram para celebrar a Páscoa (Lucas 22,7). Mateus (21,10) nos diz: "Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira ficou em alvoroço. ‘Quem é ele?’ O povo questionou".

2. MEDITATIO – meditação
+ Misture-se com a multidão e imagine como terá sido este evento, escute as vozes, os gritos, a aclamação, sinta a alegria... Enriqueça a sua compreensão do evento com a leitura do mesmo episódio escrita nos Evangelhos de Mateus 21:1-11, Marcos 11:1-11 e João 12:12-19.
+ Considere o contraste entre o jumentinho humilde em que Jesus está montando e as boas vindas como herói. O que é que isso nos diz?
+ Reflita sobre alguns dos milagres e “obras grandiosas” que Jesus realizou em sua caminhada até Jerusálem.
+ Para seu crédito, os discípulos seguiram as instruções de Jesus sobre o jumentinho. O que podemos aprender com isso? Você está disposto a obedecer a Deus, mesmo quando você não entender completamente por que ele está pedindo para você fazer alguma coisa?

3. ORATIO – oração
Escreva seu próprio salmo de agradecimento a Deus ou simplesmente manifeste o seu louvor ao Salvador maravilhoso.

4. CONTEMPLATIO – contemplação
Contemple em reverência a humildade que Jesus revelou de forma tão eloquente em Filipenses 2,6-11. Proclame em mantra, "Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

5. MISSIO - missão
“Precisamos de pessoas generosas, enérgicas e perseverantes. São dons que Deus concede a quem o ama. São características do missionário”. José Allamano

Nenhum comentário:

Postar um comentário