No passado dia 26 de fevereiro, a direção da EDT (Escola Dominicana de Teologia), localizada em São Paulo, quis homenagear os missionários da Consolata (IMC) e os Missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI), com a inauguração da sala “José Allamano” e da sala “Eugênio de Mazenod”, fundadores das respectivas congregações, pela grande colaboração que seus filhos estão dando na reestruturação e desenvolvimento da faculdade de teologia.
“A Escola Dominicana de Teologia (EDT) foi fundada em São Paulo, em 1943, no bairro das Perdizes. Funcionou até 1970, quando foi fechada por várias circunstâncias, especialmente por causa da repressão militar que prendeu vários dominicanos. A EDT reiniciou suas atividades em 1993, tanto para a formação dos frades dominicanos, mas também a leigos e leigas, religiosos e religiosas de diversas ordens e congregações. O reconhecimento pela Santa Sé se deu em 3 de fevereiro de 2000, por meio do decreto n.º 1602/99 da Congregação para a Educação Católica, tornando a EDT afiliada à Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum) de Roma. Em Fevereiro de 2008 a EDT obteve credenciamento do Ministério da Educação - MEC (DOU, 13/ 02/ 2008) e, Em 29/ 02/ 2008, foi publicada a Portaria 144, de 28/ 02/ 08, autorizando o funcionamento do Curso de Bacharelado em Teologia” (www.edt.edu.br).
O Pe. Luiz Emer, representando o IMC, disse ser um belo sinal termos uma sala de estudo da faculdade “batizada” com o nome do Bv. José Allamano neste ano em que além de celebrarmos o Centenário das Missionárias da Consolata, temos o fundador como protetor especial do Instituto neste ano. Além disso, recordou a grande importância que o Bv José Allamano dava à aquisição da ciência e do saber, afirmando que um missionário ou missionária sem ciência e estudo é como uma lâmpada apagada.
Queremos pedir que o Bv. José Allamano continue iluminando os seus filhos e filhas para que possam se preparar para “anunciar a glória de Deus às nações”.
Escrito por Júlio Caldeira, imc
Nenhum comentário:
Postar um comentário