Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Faleceu Ir. Maria Canisia Gouvea, “mãe dos pobres e das vocações sacerdotais”

Sucumbíos – Equador, 07 de junho de 2011

Queridas irmãs de N. Sra. de Sion e amigos/as em Cristo,

Desde estas terras amazônicas equatorianas, onde estou a três meses em uma missão junto aos povos indígenas da nacionalidade Kichwa , recebi a notícia da partida ao encontro do Pai de nossa querida Ir. Maria Canísia Gouvêa. Por isso, venho expressar meus sinceros sentimentos de amizade e de agradecimento a Deus por seus 60 anos de consagração religiosa a serviço das vocações e do cuidado especial aos pobres, que poderiam descrevê-la como “mãe dos pobres e das vocações sacerdotais”, entre elas a minha. Podemos reconhecer que como Jesus ela entregou sua missão: “Pai, eu te glorifiquei na Terra, completei a obra que me deste a fazer” (Jo 17,4); e como Paulo pode afirmar: “combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2 Tm 4,7).

Conheci a irmã Maria Canísia quando ela ainda vivia seus anos a serviço da comunidade Santa Edwiges, no bairro Bela Vista (em Paraíba do Sul-RJ), no ano de 1995, quando trabalhava num escritório perto da casa onde vivia. Daí fomos nos conhecendo e conversando com ela. Nestes anos, me acerquei mais à Igreja, fiz primeira comunhão e crisma, até que a partir de muitas conversas com ela e com outras pessoas, e vendo seu testemunho de vida, comecei meu caminho de discernimento vocacional.

Tenho que ressaltar a constante confiança em Deus e na Santíssima Virgem Maria (que fazem superar até mesmo os maiores sacrifícios físicos e espirituais) que me deixou a Ir. Maria em todos estes 9 anos de minha formação missionária, religiosa e em vistas de meu sacerdócio no próximo ano.

Por isso, em meio à dor de sua partida ao Pai, mas com a certeza que agora temos uma intercessora junto a Deus, gostaria de agradecer à querida Ir. Maria Canísia por seu exemplo que nos deixou e às irmãs de Sion por tão bela flor de religiosa que acolheram e ofereceram à Igreja de Deus.

Um cordial abraço unidos com minhas orações e amizade... “In Sion Firmata Sum”...


Ir. Júlio Caldeira, imc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário