Neste dia 07 de marzo de 2012, na Catedral N.Sra. do Cisne, às 10h, em Nueva Loja (Lago Agrio), capital da província amazônica de Sucumbíos – Equador, Dom Paolo Mietto, csj, bispo titular de Muzuca de Bizacena y Vigário Apostólico Emérito de Napo, tomou posse como Administrador Apostólico, sede plena, do Vicariato de San Miguel de Sucumbíos. Sua nomeação fez renascer a esperança de que a paz, a reconciliação e a unidade são possíveis em Sucumbíos, depois de 17 meses de conflitos sócio-religiosos.
Dom Paolo Mietto, CSJ, nasceu em Pádua (Itália), no dia 26 de maio de 1934. Realizou seus estudos secundários em Institutos dirigidos pelos padres josefinos e os de Filosofia e Teologia no Instituto São Pedro da cidade de Viterbo. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de março de 1963. Desempenhou vários cargos de importância entre os quais a cátedra de Teologia Dogmática em comunidades dos padres josefinos, a quem está confiado o Vicariato Apostólico de Napo. Foi eleito Superior Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) no ano de 1982 e reeleito para um segundo período consecutivo como tal. Em setembro de 1994, o papa João Paulo II o nomeou bispo coadjutor do Vicariato Apostólico de Napo – Equador. Em 1996 sucedeu no governo pastoral a Dom Julio Parise, CSJ, como bispo Vigário Apostólico de Napo. Em 2010 o papa Bento XVI aceitou sua renúncia por limite de idade e no passado 10 de fevereiro de 2012 o nomeou como Administrador Apostólico sede plena do Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbíos.
Durante sua intervenção Dom Paolo Mietto resgatou os 40 anos de labor pastoral de Dom Gonzalo López Marañón y o trabalho de décadas dos carmelitas descalços à frente do Vicariato. Disse que está contente de estar aqui e que porá todo empenho para ajudar que o povo católico de Sucumbíos chegue à reconciliação e unidade: “tenho um sonho, um sonho que desde hoje assumamos todos, bispos, religiosos, sacerdotes, consagrados e todo o povo: o desafio de fazer do povo católico que vive em Sucumbíos uma igreja missionária e profética, fazer de San Miguel de Sucumbíos uma verdadeira casa e escola de comunhão”.
Como primeiro gesto de serviço e abertura, como pastor dos fiéis de Sucumbíos, ficou no final da celebração a escutar e receber as homenagens de todos que se aproximaram a ele. Sem dúvida, como disse o comentário inicial da celebração, “nossa Igreja de San Miguel de Sucumbíos se enche de gozo ao acolher como Administrador Apostólico a Dom Paolo Mietto. Roguemos ao Senhor para que o Espírito Santo guie seu labor pastoral em benefício do Povo santo de Deus”. Todos em seus panfletos destacaram os sentimentos do povo em Sucumbíos: “Bem vindo Dom Paolo Mietto!”
* Julio Caldeira, imc, missionário da Consolata na Pastoral Indígena de Sucumbíos – Equador.